MELNICK ENCERRA 2022 NO TIME DAS EMPRESAS COM RECEITA LÍQUIDA BILIONÁRIA
Com 52 anos de mercado, a Melnick atinge o auge da sua trajetória empresarial: a construtora e incorporadora alcançou, em 2022, receita líquida de R$ 1,03 bilhão, o que representa um aumento de 33% frente a 2021, e lucro líquido de R$ 84 milhões. Mas há muitos outros indicadores para serem comemorados: o valor geral de vendas (VGV) de seus lançamentos chegou a R$ 1,27 bilhão, 15% a mais do que o obtido no ano anterior, e a venda líquida, ou seja, aquela que não considera valores de permutas e de sócios, subiu 32%, para R$ 647 milhões.
“Incrível pensar que já chegamos aqui. Uma empresa de bairro, focada no alto padrão que aprendeu a crescer mantendo os mesmos valores. Lembro quando fizemos um jantar familiar comemorando a venda de R$ 12 milhões, R$ 1 milhão por mês. Agora, chegamos no tão sonhado clube do bilhão”, destaca Felipe Melnick, diretor comercial da empresa, embora acredite que a cifra alcançada não seja o principal motivo de celebração. “A principal alegria não são os valores financeiros e, sim, os principais valores da empresa: um time apaixonado por Porto Alegre capaz de produzir produtos transformacionais. Tenho certeza que ainda temos muita história boa pela frente”, afirma o empresário.
CENÁRIO DIFÍCIL, RESPONSABILIDADES MAIORES
O ano de 2022 foi bastante desafiador para o mercado imobiliário, em um contexto de juros mais elevados e um período eleitoral controverso. “Foi um ano difícil, com juro alto, eleições, Copa do Mundo. Muitas empresas retroagiram, mas conseguimos nos manter em crescimento com uma estratégica bem focada”, constata Juliano Melnick, CEO da construtora.
Segundo ele, para ultrapassar essas dificuldades e continuar expandindo, é fundamental estudar e observar o comportamento do consumidor para conseguir entender e atender o que ele está buscando. Para saber se a empresa está acertando esse caminho, um dos principais dados que a Melnick considera para seguir oferecendo novos empreendimentos é o de velocidade de vendas de seus lançamentos. E, em 2022, vendeu em média 35% das unidades que pôs no mercado nos primeiros 90 dias.
“Esse é o principal indicador que acompanhamos na hora de seguir lançando. Temos uma curva planejada e, em 2022, tivemos um recorde de valor vendido e entregue de R$ 965 milhões, quase R$ 1 bilhão, mais de três vezes acima de 2021”, ressalta Juliano Melnick. “Claro, ocorreram atrasos em obras por causa da pandemia, então houve certo acúmulo no ano passado, mas a capacidade de produção da empresa foi posta à prova e triplicou o tamanho da entrega. Entre as principais obras, tivemos o Pontal, entregue em dezembro, com parque e torre, e o Park Plaza Moinhos 1903, que chamamos de ‘hotel do Grêmio’, é uma novidade interessante, que mexe com a dinâmica da cidade. E entregamos ambos com 95% de comercialização”, detalha ele.
PLANOS PARA 2023
Atualmente, a empresa tem em andamento 20 canteiros de obras com 45 torres e 3,6 mil unidades, além de um banco de terrenos de R$ 5 bilhões, dos quais R$ 1 bilhão está pronto para ir ao mercado, dependendo de como será a reação às ofertas. “Estamos vendo muito como 2022. Colocamos os empreendimentos um a um, foram respondendo. Provavelmente vamos manter o foco em empreendimentos de mais alto padrão enquanto o juro se mantiver nesse patamar, já que esse é um cliente que depende menos de financiamento”, analisa Juliano. “Avaliamos que ainda existe espaço para empreendimentos fora da curva, que tenham algo de irreplicável”, considera o CEO da construtora.
Outra vertente em voga, de acordo com o empresário, são as unidades residenciais compactas, muito visadas por investidores do setor. “No final das contas, ainda existe um grupo que prefere investir em imóveis porque dá mais estabilidade. Uma hora ganha do juro, em outra perde, mas na média garante a renda”, avalia.
O principal “termômetro” do ano, as vendas do Melnick Day, tradicional evento de oferta de imóveis prontos e na planta com descontos exclusivos, já mostrou que 2023 tem tudo para ser mais um ano de excelentes negócios e novos recordes para a empresa. Realizado no último dia 25 de março, atendeu mais de 500 clientes em um único dia, aprovando 323 propostas com um ticket médio de R$ 762,2 mil, somando um VGV que supera R$ 320 milhões.
Em 12 edições, o Melnick Day já ultrapassa a marca de R$ 2 bilhões em vendas e reafirma mais uma vez o seu posicionamento de maior evento de oportunidades do mercado imobiliário do Sul do País. “O principal é esse número enorme de famílias que saem daqui com o sonho da casa própria realizado”, orgulha-se Juliano Melnick.
SOBRE A MELNICK
Há 52 anos, perseguimos a excelência no mercado de construção e incorporação no Rio Grande do Sul. Desenvolvemos, de forma incansável, soluções inovadoras para as pessoas viverem cada vez melhor. Essa trajetória iniciou com a criação da Melco, fundada por Milton Melnick em 1970. De lá para cá, fomos impulsionados pela vontade de realizar projetos com os mais altos padrões de execução e atendimento. Atentos às oportunidades e tendências do mercado, agora temos mais um propósito em vista: usufruir das inovações tecnológicas para proporcionar novas experiências aos nossos clientes, convidando-os a vivenciar a transformação do morar.